Como se Move um Corpo Que Não se Move? é uma performance que investiga os movimentos que se estabelecem no corpo sob efeito da imobilidade e do tempo estendido. Começou a ser desenvolvida junto ao NECITRA e depois se autonomizou, encontrando casa no coletivo C4. A pesquisa foi desenvolvida de 2016 até 2019, e surgiu das inquietações trazidas pela liminaridade dos estados de morte-vida, mobilidade-imobilidade.

Apresentar como performance um corpo imóvel é desafiar expectativas, oferecer o profundo. É criar um espaço de não-ação, de ação-sutil, de entrega ao acaso e ao descontrole, um contraponto à cultura da alta performance da super valorização do trabalho, da ação, e da informação em tempo real. A performance se propõe a gerar uma reflexão sensível, quase meditativa, um encontro com o presente, o movimento mínimo para dar a ver o invisível que se manifesta na superfície da pele, limite entre corpo e espaço.

Antecedentes do C4

Formado em 2016 , o C4 – Performance em Conjunto surgiu após uma residência artística em que participaram os artistas Patricia Nardelli, João G Queiroz, Jordi Tasso, e Krishna Daudt que também integravam o PPPP – Programa Público de Performance Península. O nome C4 se refere a uma linha de ônibus circular de Porto Alegre que inspira o modo operativo do grupo, que circula entre linguagens e ambientes com interesse principal e comum no campo da arte contemporânea que envolve as interações entre corpo, tempo e espaço, articulados/manifestos a partir de performances, dança, body art, vídeo-instalações, e escultura expandida.

2016 – maio – apresentação única – Sala 400 / Centro Cultural Usina do Gasômetro – Porto Alegre/RS

2016 – outubro – apresentação única – Usina das Artes (R)Existe / Centro Cultural Usina do Gasômetro – Porto Alegre/RS

2016 – novembro – apresentação única – InsurgePOA – PortoAlegre/RS

2017 – janeiro – temporada – Cérebro / Centro Cultural Usina do Gasômetro – Porto Alegre/RS

2017 – maio – temporada – Cérebro / Centro Cultural Usina do Gasômetro – Porto Alegre/RS

2018 – agosto – Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo/Vale do Anhangabaú – Sâo Paulo/SP

2020 – Performance em vídeo transmitida pelo Centro Municipal de Dança de Porto Alegre para o evento lançamento do livro Escritos da Dança 2: mais um passo de dança. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vCiJXfWiQgQ (acessado em 19/06/2020)

Capítulo de livro sobre o trabalho: SANTANA, Patricia Nardelli Pinto. Exercício de criação poética: como se move um corpo que não se move? Escritos da Dança 2: mais um passo de dança. Org. REHN, Alyne. ESTEVES, Diego. WEBER, Suzane. Ed. Da cidade, CANTO cultura e arte. 2019

Vídeos