A Goticália é um evento idealizado pelos artistas Emily Blanco, Patricia Nardelli e Wagner Menezes. Tem como proposta unir a tropicalidade brasileira em suas diversas manifestações artísticas culturais com o goticismo tal qual compreendido enquanto movimento cultural e subcultura underground. A ideia é pensar como alguns dos conceitos que mobilizam a subcultura podem se adaptar à realidade climática e cultural brasileira. Deste modo são bem vindos os temas do romantismo, do existencialismo, do horror e da tristeza. A adaptação das vestimentas pretas e geralmente oriunda de climas frios é uma questão central. O resultado é uma mistura estética dos símbolos estrangeiros do goticismo com os simbolismos associados à brasilidade.

A Goticália teve duas edições que se realizaram em Porto Alegre – RS e uma edição realizada em Brasília – DF. Nestas edições foram prezados o bom humor e a musicalidade presente nas playlists feitas colaborativamente pelos artistas a partir do tema proposto. As noites contaram com performances de dança e música e drink temático. A música é o principal motor do evento.

23/1/2019 – Goticália #1 no Von Teese Bar (Porto Alegre – RS)

Siempre tropical, siempre triste!

Para quem, apesar de melancólico, adora uma brasilidade, ou apesar de carnavalesco não abre mão de curtir uma fossa. De Caetano a Joy Division, uma noite temática, com ambiente e trilha sonora goticalistas, e um dark drink feito especialmente para o evento.
Afinal, não é porque moramos num país tropical, abençoado por Deus, e bonito por natureza, que não podemos ser trevosos.

Performances por:
Emme Blanche
Lou’Ann deVon
Patrícia Nardelli
Wagner MenezesArtes Gráficas: Kelly Dias

7/06/2019 – Goticália #2: o amor é uma arma de destruição em massa, no Von Teese Bar (Porto Alegre – RS)

Siempre tropical, siempre triste!

A Goticália chega a sua segunda edição, provando que é possível ser trevoso num país tropical, abençoado por deus e bonito por natureza. Dessa vez mobilizamos de Caetano a Joy Division, Elis Regina se rasgando atrás da porta, para falar de amor e nos prepararmos para o dia dos namorados. Com playlist, decoração e drink temáticos, de coração partido ou inteiro, quente ou gelado, é noite de ser tropical dark.

Canções e dancinhas por:
Emme Blanche
Lou’Ann
Patrícia Nardelli
Wagner Menezes

29/02/2020 – Goticália #3: siempre tropical, siempre triste! no Outro Calaf (Brasília – DF)

Diretamente de Porto Alegre pela primeira vez em Brasilia, temos a honra de apresentar a festa mais tropical dark que já passou por esse cerrado!! Vem ai: GOTICÁLIA!!Para quem, apesar de melancólico, adora uma brasilidade, ou apesar de carnavalesco não abre mão de curtir uma fossa. De Caetano a Joy Division, uma noite temática com trilha sonora goticalistas. Afinal, não é porque moramos num país tropical, abençoado por Deus, e bonito por natureza, que não podemos ser trevosos.

𝗣𝗘𝗥𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗡𝗖𝗘𝗦 𝗣𝗢𝗥:
Emme Blanche
Patricia Nardelli
Wagner Menezes