O Grupo Experimental de Dança é um programa anual de formação em dança mantido pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. O programa funciona de março a dezembro, num total de 400 horas aulas de atividades e que se encerra com a criação de apresentações. O projeto nasceu em 2007 da necessidade de disponibilizar uma formação artística, plural, democrática e acessível para aos interessados em dança na capital, mantendo uma rotina de diária de aulas e possibilitando a vivência do trabalho coletivo e a troca de saberes entre bailarinos, professores, intérpretes e criadores.Entre 2007 e 2018 já passaram 460 alunos pelo Grupo Experimental, alguns deles se destacando na cena nacional e internacional. Vários alunos e alunas atuam hoje em companhias internacionais e nacionais, criaram seus grupos e coletivos artísticos recebendo prêmios como o Açorianos de Dança e Klauss Vianna/Funarte.

No ano de 2015 o corpo docente foi composto por Airton Tomazzoni, Alessandro Rivellino, Bia Diamante, Douglas Jung, Eduardo Severino, Eva Schul, João de Ricardo, Juliana Werner, Laura Backes e Neca Machado.

Casula e Casula (amanheceste)

o Grupo Experimental de Dança da Cidade 2015, em diálogo com suas afetividades, oferece sua bagagem de oito meses de estudo, trabalho e convivência de forma aberta ao espontâneo, aos efeitos do tempo estendido e da permanência.

CASULA trata-se, sobretudo, de transformação. Espaço criativo para fechar-se e abrir-se, deixar-se transformar e ser transformado pelos muitos atravessamentos artísticos e influências do momento presente.

Com uma proposta de longa duração, os bailarinos permanecerão, em estado de criação, performance e dança durante 12 horas. Das 10h às 22h. A vivência é aberta durante todo o período.

4/12/2015 – Sala Cecy Frank, Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre/RS)

11/12/2015 – Sala rony Leal, Usina do Gasômetro (Porto Alegre/RS)